A ideia da construção de um espaço que trouxesse à lembrança dos itabunenses a história da Ação Fraternal de Itabuna surge em 1984, através da neta da fundadora da instituição, D. Amélia Amado, sendo apoiada pela diretora da AFI à época, Irmã Dalvanir do Rosário. No 40º aniversário da Ação Fraternal de Itabuna, o Museu é inaugurado. Em 2005, pensando em implementar um tratamento mais moderno ao MAA, ele foi fechado ao público e o acervo recolhido em um pequeno espaço. Essa guarda inadequada causou imenso prejuízo ao acervo.

Foi nessa condição de quase calamidade que, em 2010, a Irª. Margarida, atual diretora do Colégio São José da Ação Fraternal de Itabuna, encontrou o MUSEU e solicitou ajuda para reabri-lo. Após convênio celebrado com a Universidade de Santa Cruz – UESC, o Museu foi recuperado, reorganizado e agora apresenta o seu acervo aberto à visitação e à pesquisa. Assim, aqueles que valorizam a memória e a história do município de Itabuna- Bahia ganharam mais esse “lugar da memória” que, como bem explicou o historiador Pierre Nora, “se enraíza no concreto, no espaço, no gesto, na imagem, no objeto”.

O Museu e seu Acervo
O Museu é formado por peças que retratam a trajetória constitutiva da Ação Fraternal de Itabuna, instituição de caráter assistencial e educacional fundada em 15 de julho de 1947, e da história de vida do casal Amado (Amélia Tavares Amado e Gileno Amado), seus fundadores.

São objetos originais e réplicas de: artefatos pessoais (rosário, livros, medalhas, chapéu, roupas, lençóis); peças de mobiliário doméstico (cama, mesa de escritório, cadeiras, sofá, penteadeira, chapeleiro) e escolar (máquinas de datilografia, ferro de passar, máquinas de costura, mesas escolares, tear manual, fogão); documentos pessoais (títulos e honrarias concedidas, certidões de nascimento, casamento); documentos escolares (cadernetas escolares, certificados); iconográfico (pinturas, gravuras); peças sacras (imagens, utensílios); acervo fotográfico (fotografias da família Amado, da vida social do casal, da vida política de Gileno Amado; e do cotidiano das instituições constitutivas da Ação Fraternal de Itabuna) e acervo fonográfico e filmográfico (toca discos, discos, projetores de filmes, filmes).

O MAA está localizado à Avenida Amélia Amado, 792, Centro – Itabuna/Ba e abre suas portas de segunda à sexta de 8:00 às 11:30 e de 14:00 às 17:00hs. Visitas de Grupos podem ser agendadas pelo telefone 55 (73) 2103-5500.